sábado, 2 de agosto de 2008

III Pré-Encontro da Mesa no Rio de Janeiro

Olá, pessoal!!!!

Depois dos dois primeiros encontros que tivemos na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e na casa da Danielle Bessa (coordenadora desta mesma escola), tivemos no dia 31 de Agosto às 15 horas mais um Pré-Encontro do Grupo no Colégio Graham Bell no Rio de Janeiro.
Além de mim, estava presente o Sandro que trabalha com medicina oriental e estuda Educação Física, já participou do Movimento Humanista e hoje atua como voluntário em um trabalho com a terceira idade em Irajá.


Além dele, estava presente a Alessandra França, do Movimento Humanista de Brasília, que está de passagem pela cidade e resolveu vir também e intercambiar. Ela vai participar do Fórum em Curitiba.

Pontos discutidos:
- a necessidade de valorização dos educadores de todos os níveis como os últimos ativistas (junto à classe médica). Não há priorização da Educação se continuamos com um ponto de vista negativo em relação aos professores. Há que se priorizar a união de todos os professores do Brasil e sua organização. Em um dos exemplos mencionados, comentou-se que: uma das dificuldades apresentadas pelos professores para mudarem sua forma de apresentar conteúdos e dinamizar a aula é a pressão do Vestibular. Porém, se os professores estiverem organizados eles podem entrar com ações para impugnar questões baseadas em "decoreba" de vestibulares e concursos públicos em geral.

- a necessidade de que os professores integrantes deste grupo IMPLEMENTEM AÇÕES PRÁTICAS EM SUAS SALAS DE AULA e INTERCAMBIEM ATRAVÉS DESTA LISTA PARA INSPIRAR OS DEMAIS. Neste ponto, Sandro se propôs a aplicar em seu projeto os jogos de relação do manual de jogos comentado por Rodrigo (que já tem experiência em aplicá-los em sala) antes do Fórum para que possamos compartilhar sua experiência por aqui e em Curitiba. Quem mais se habilita?

- Ainda na proposta do Sandro: ele comentou especificamente sobre a necessidade de uma mudança da prática em Educação Física que virou só esporte, que ele denominou "esportização" e muitas vezes sem ao menos ensinar aos alunos como jogar (simplesmente jogando-os na quadra onde os melhores fazem a festa e os que mais precisariam de incentivo e atenção ficam largados). Falou em Jogos Colaborativos.

- Montamos um espaço de discussão no ambiente virtual Peabirus - que é super fácil de acessar e de se inscrever - em que somaram-se outras pessoas Brasil a fora que ainda não estão por aqui. Visitem!
http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=13090


Também levei 2 livros que me pareceram muito interessantes em relação ao tema da não-violência no ensino:
- A Reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino - de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
que fala sobre a reprodução do Sistema através das autoridades pedagógicas (Cabeçudo, mas muito bom!) - Editora Vozes.
- A Língua de Eulália - Novela Sociolingüística - de Marcos Bagno - que fala sobre o preconceito lingüístico na escola (nada cabeçudo!!! e muito bom!!!) Editora Contexto.

Paz, Força e Alegria a tod@s!

Nenhum comentário: