segunda-feira, 28 de julho de 2008

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Olha aí, gente!

estou postando um primeiro plano de aula no tema, esperando as contribuições de vocês!!!!

Beijos

Vou começar comentando um plano de aula que tenho implementado na escola em que atuo como professora de Inglês do ensino médio - o Colégio Graham Bell - técnico em Telecom, Informática e Eletrônica). No ano passado implementei com as turmas de primeiro, segundo e terceiro ano e esse ano repeti com a turma nova de primeiro ano.

PLANO DE AULA - A ESCOLA É CHATA

INÍCIO: Debate com os alunos a partir da pergunta "A escola é chata? Por quê? Como poderia ser diferente?"

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: "A escola é chata" - baseado no material Pedagogia da Diversidade de Mario Aguillar e Rebeca Bize e na experiência da Campanha Educar para a Não-Violência em escolas. Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=Q2STc0KgmF4

APRESENTAÇÃO DA LETRA DA MÚSICA PRESENTE NO VÍDEO "Another brick in the wall" ( já que a aula é de inglês) pedindo aos alunos que identifiquem os erros de redundância na letra e interpretem porque os autores decidiram "cantar errado".

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO DA MÚSICA.

DISCUSSÃO DE PROPOSTAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NA ESCOLA.

Comentários: Nas primeiras vezes em que implementei esse plano de aula, a escola passava por uma crise e os alunos ficaram bastante desacreditados em relação á possibilidade de mudança, mas sugeriram a criação de grêmios, cooperativas de trabalho pós-ensino médio e debates. Neste ano, há duas semanas atrás, quando apresentei a aula, as respostas foram bem melhores e os alunos propuseram a criação de um Fórum entre eles para propor mudanças à direção e à coordenação.

Aguardo as experiências de vocês e/ou quais de vocês gostariam de implementar iniciativas em agosto.

Paz, Força e Alegria!
Sabine

Nenhum comentário: