METODOLOGIA DE ENSINO NÃO-VIOLENTA
CONTEXTO
Muito tem sido discutido em relação à necessidade de Campanhas contra a violência na escola e algumas iniciativas têm sido implementadas com maior ou menor sucesso. Atividades extra-curriculares, programas de conscientização, em sua grande maioria voltados aos alunos e seus familiares e, por vezes, incluindo a comunidade de maneira mais ampla. Consideramos tais atividades de extremo valor, em especial ao observarmos o cárater de voluntariado e ativismo que muitas vezes as acompanha. No entanto, percebemos que ainda existem poucas iniciativas que abordem a atuação violenta do professor em sala de aula ( bem como a de qualquer outro profissional) reproduzindo mecanicamente os valores de um sistema escolar que precisa de uma reestruturação urgente em termos de relação humana e construção do conhecimento. Queremos portanto propor a discussão urgente de uma metodologia de ensino não-violenta em sala de aula, partindo de testes práticos em escolas interessadas em somarem-se a mesa temática e buscando explorar maneiras de ser e construir uma atitude não-violenta, que vai além do pacifismo, em sala de aula.
O QUE É A NÃO-VIOLÊNCIA PARA NÓS?
- É uma metodologia a partir da qual busca-se a coerência na prática pessoal e profissional cotidiana com o princípio de "tratar os demais como gostaríamos de ser tratados".
- Tem como antecendentes históricos nomes da desobediência civil perante a opressão do sistema, tais como: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, entre outros.
- Tem o ser humano como valor e preocupação central.
- Caminha em direção à construção de igualdade de oportunidade para todos
- Reconhece a diversidade pessoal e cultural.
- Desenvolve o verdadeiro conhecimento acima do imposto como verdade absoluta.
- Baseia-se na liberdade de idéias e crenças.
- Rechaça todo tipo de violência (física, econômica, psicológica, moral, racial, religiosa) e todo tipo de discriminação.
PROPOSTA DE TRABALHO
A partir desta mesa, propomos que todos os educadores reflitam acerca de sua prática pedagógica cotidiana, buscando maneiras de reconhecer se aplicam os princípios da não-violência acima citados, se gostariam de aplicá-los e de que forma poderiam fazê-lo. A idéia é realizar um trabalho profundo de auto-conhecimento e de observação da própria prática e implementar em sala de aula atividades que busquem gerar salas de aula mais diversas, menos impositivas e não-discriminadoras.
Estando conscientes de que vivemos em uma sociedade violenta e de nossa missão como educadores de não reproduzir o sistema indigno do ser humano em que atuamos, sabemos que todos somos violentos e que a construção verdadeira de uma metodologia de não-violência passa pela proposição constante de novas formas de ver e planejar a sala de aula.
Por isso propomos:
- Entrar em contato com educadores em todo Brasil que desejem analisar sua prática em sala de aula pela ótica da não-violência e implementar atividades diferenciadas baseadas nos princípios citados acima.
- Gerar um banco de dados com experiências, planos de aula, trabalhos pessoais de auto-conhecimento e sugestões de atividades para implementação dos experimentos não-violentos.
- Criar uma lista de discussão permanente em que os educadores possam compartilhar os erros, acertos e aprendizagens provenientes de suas experiências com o tema em sala de aula.
- Reunir todos os que possam estar presentes no III Fórum Humanista Brasileiro em Curitiba nos dias 23, 24 e 25 de Agosto.
PAZ, FORÇA E ALEGRIA A TODOS!
segunda-feira, 2 de junho de 2008
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