sábado, 2 de agosto de 2008

A Mesa no Peabirus

Olá, pessoal!

Como comentei na postagem sobre nosso último encontro, criei uma comunidade na plataforma Peabirus para que também possamos intercambiar por lá. Alguns participantes por lá ainda não se integraram à nossa lista de e-mails, mas estamos realizando esse processo pouco a pouco. Seria muito importante que todos pudessem se somar!

Portanto, alguns esclarecimentos:

- O que é o Peabirus? - é um site de relacionamentos (ao estilo Via6, orkut, facebook) só que com foco em parcerias educacionais e de negócios. Lá estão presentes várias pessoas que trabalham com educação e Informática, ambientes de aprendizado, membros de empresas e organizações/instituições não governamentais.

- Como entrar?
Na página www.peabirus.com.br, do lado esquerdo, existe um cadastre-se para o qual você precisa de um e-mail e uma senha. Além disso, você preenche seu perfil e já começa a poder procurar comunidades.

- A comunidade da nossa mesa:
Depois de se cadastrar, vocês poderão ir a http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=13090 e encontrarão nosso debate. Além disso, existe neste ambiente uma comunidade do Movimento Humanista que também está divulgando o Fórum dentre outros projetos.

Vamos nos linkar! rs
Paz, Força e Alegria!

III Pré-Encontro da Mesa no Rio de Janeiro

Olá, pessoal!!!!

Depois dos dois primeiros encontros que tivemos na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e na casa da Danielle Bessa (coordenadora desta mesma escola), tivemos no dia 31 de Agosto às 15 horas mais um Pré-Encontro do Grupo no Colégio Graham Bell no Rio de Janeiro.
Além de mim, estava presente o Sandro que trabalha com medicina oriental e estuda Educação Física, já participou do Movimento Humanista e hoje atua como voluntário em um trabalho com a terceira idade em Irajá.


Além dele, estava presente a Alessandra França, do Movimento Humanista de Brasília, que está de passagem pela cidade e resolveu vir também e intercambiar. Ela vai participar do Fórum em Curitiba.

Pontos discutidos:
- a necessidade de valorização dos educadores de todos os níveis como os últimos ativistas (junto à classe médica). Não há priorização da Educação se continuamos com um ponto de vista negativo em relação aos professores. Há que se priorizar a união de todos os professores do Brasil e sua organização. Em um dos exemplos mencionados, comentou-se que: uma das dificuldades apresentadas pelos professores para mudarem sua forma de apresentar conteúdos e dinamizar a aula é a pressão do Vestibular. Porém, se os professores estiverem organizados eles podem entrar com ações para impugnar questões baseadas em "decoreba" de vestibulares e concursos públicos em geral.

- a necessidade de que os professores integrantes deste grupo IMPLEMENTEM AÇÕES PRÁTICAS EM SUAS SALAS DE AULA e INTERCAMBIEM ATRAVÉS DESTA LISTA PARA INSPIRAR OS DEMAIS. Neste ponto, Sandro se propôs a aplicar em seu projeto os jogos de relação do manual de jogos comentado por Rodrigo (que já tem experiência em aplicá-los em sala) antes do Fórum para que possamos compartilhar sua experiência por aqui e em Curitiba. Quem mais se habilita?

- Ainda na proposta do Sandro: ele comentou especificamente sobre a necessidade de uma mudança da prática em Educação Física que virou só esporte, que ele denominou "esportização" e muitas vezes sem ao menos ensinar aos alunos como jogar (simplesmente jogando-os na quadra onde os melhores fazem a festa e os que mais precisariam de incentivo e atenção ficam largados). Falou em Jogos Colaborativos.

- Montamos um espaço de discussão no ambiente virtual Peabirus - que é super fácil de acessar e de se inscrever - em que somaram-se outras pessoas Brasil a fora que ainda não estão por aqui. Visitem!
http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=13090


Também levei 2 livros que me pareceram muito interessantes em relação ao tema da não-violência no ensino:
- A Reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino - de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
que fala sobre a reprodução do Sistema através das autoridades pedagógicas (Cabeçudo, mas muito bom!) - Editora Vozes.
- A Língua de Eulália - Novela Sociolingüística - de Marcos Bagno - que fala sobre o preconceito lingüístico na escola (nada cabeçudo!!! e muito bom!!!) Editora Contexto.

Paz, Força e Alegria a tod@s!