segunda-feira, 28 de julho de 2008

REUNIÃO PRESENCIAL DIA 31 DE JULHO - QUINTA-FEIRA

Essa semana tem reunião presencial no Rio de Janeiro no Colégio Graham Bell

RUA MORAIS E SILVA, 94 - TIJUCA
A PARTIR DAS 15 HORAS
PARA TODOS OS INTERESSADOS!

Povo do Rio: convidem todo mundo que vocês conhecem!!!!
Povo de São Paulo e Curitiba: Vocês podem ajudar a organizar reuniões presenciais por aí????

Beijos
Sabine

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Olha aí, gente!

estou postando um primeiro plano de aula no tema, esperando as contribuições de vocês!!!!

Beijos

Vou começar comentando um plano de aula que tenho implementado na escola em que atuo como professora de Inglês do ensino médio - o Colégio Graham Bell - técnico em Telecom, Informática e Eletrônica). No ano passado implementei com as turmas de primeiro, segundo e terceiro ano e esse ano repeti com a turma nova de primeiro ano.

PLANO DE AULA - A ESCOLA É CHATA

INÍCIO: Debate com os alunos a partir da pergunta "A escola é chata? Por quê? Como poderia ser diferente?"

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: "A escola é chata" - baseado no material Pedagogia da Diversidade de Mario Aguillar e Rebeca Bize e na experiência da Campanha Educar para a Não-Violência em escolas. Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=Q2STc0KgmF4

APRESENTAÇÃO DA LETRA DA MÚSICA PRESENTE NO VÍDEO "Another brick in the wall" ( já que a aula é de inglês) pedindo aos alunos que identifiquem os erros de redundância na letra e interpretem porque os autores decidiram "cantar errado".

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO DA MÚSICA.

DISCUSSÃO DE PROPOSTAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS NA ESCOLA.

Comentários: Nas primeiras vezes em que implementei esse plano de aula, a escola passava por uma crise e os alunos ficaram bastante desacreditados em relação á possibilidade de mudança, mas sugeriram a criação de grêmios, cooperativas de trabalho pós-ensino médio e debates. Neste ano, há duas semanas atrás, quando apresentei a aula, as respostas foram bem melhores e os alunos propuseram a criação de um Fórum entre eles para propor mudanças à direção e à coordenação.

Aguardo as experiências de vocês e/ou quais de vocês gostariam de implementar iniciativas em agosto.

Paz, Força e Alegria!
Sabine

terça-feira, 15 de julho de 2008

II Reunião da Mesa: EM Santo Tomás de Aquino

No dia 9 de Julho tivemos nosso segundo encontro da Mesa na escola Santo Tomás de Aquino com Danielle, Barbara (professora da educação infantil), Renata ( professora de inglês), Cristina e Leila.

Ficou acordado que pela lista de discussões circularíamos propostas a serem testadas em sala de aula e geraríamos um intercâmbio em relação ao que percebemos como erros, acertos e aprendizagens.

Danielle conseguiu um livro com "planos de aula" não-violentos que podem ser implementados e eu pesquisei textos do Bourdieau e do Passeron sobre a "violência simbòlica".

Agora é partir pro calendário e para somar todos os professores que queiram, em qualquer parte do Brasil, fazer testes sobre como seria uma metodologia de ensino não-violenta em suas salas de aula!

E, é sempre bom lembrar: a Mesa se reúne presencialmente nos dias 22, 23 e 24 de Agosto de 2008 na UFPR em Curitiba ( façam suas malas!)

Paz, Força e Alegria!

I Reunião da Mesa: Casa da Danielle

No dia 12 de Junho tivemos nosso primeiro encontro da Mesa Temática na casa de Danielle Bessa, primeira professora a comprar a idéia. Ela é Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme e convidou educadores para lerem juntos o enquadre (que está na nossa primeira postagem aqui) e conhecerem a proposta do Movimento Humanista, do Fórum e da Mesa.

Estiveram presentes: a Ruth (supervisora educacional da escola), a Leila (da sala de leitura), a Cristina (de geografia), Cecília (de Artes Cênicas), Marisa (de Educação Infantil), Afonso (de Matemática), Danielle (coordenadora pedagógica) e Lia (psicanalista que atua voluntariamente na escola parte de um grupo de estudos sobre violência).

Pontos-chave:
- necessidade de definir melhor o conceito de violência (e estudar muito!!!!)
- necessidade de pesquisar todas as fontes já existentes que possam dar sugestões de atividades em sala puxando o tema da não-violência.
- Como ver a não-violência como metodologia ao invés de simples tema transversal?
- Sugestão: que ampliemos o grupo, convidemos novos educadores e organizações. Cristina sugeriu um grupo que já trabalha com educação infantil.

Paz, Força e Alegria!
Sabine