segunda-feira, 2 de junho de 2008

Quem somos nós?

METODOLOGIA DE ENSINO NÃO-VIOLENTA

CONTEXTO


Muito tem sido discutido em relação à necessidade de Campanhas contra a violência na escola e algumas iniciativas têm sido implementadas com maior ou menor sucesso. Atividades extra-curriculares, programas de conscientização, em sua grande maioria voltados aos alunos e seus familiares e, por vezes, incluindo a comunidade de maneira mais ampla. Consideramos tais atividades de extremo valor, em especial ao observarmos o cárater de voluntariado e ativismo que muitas vezes as acompanha. No entanto, percebemos que ainda existem poucas iniciativas que abordem a atuação violenta do professor em sala de aula ( bem como a de qualquer outro profissional) reproduzindo mecanicamente os valores de um sistema escolar que precisa de uma reestruturação urgente em termos de relação humana e construção do conhecimento. Queremos portanto propor a discussão urgente de uma metodologia de ensino não-violenta em sala de aula, partindo de testes práticos em escolas interessadas em somarem-se a mesa temática e buscando explorar maneiras de ser e construir uma atitude não-violenta, que vai além do pacifismo, em sala de aula.

O QUE É A NÃO-VIOLÊNCIA PARA NÓS?

- É uma metodologia a partir da qual busca-se a coerência na prática pessoal e profissional cotidiana com o princípio de "tratar os demais como gostaríamos de ser tratados".
- Tem como antecendentes históricos nomes da desobediência civil perante a opressão do sistema, tais como: Mahatma Gandhi, Martin Luther King, entre outros.
- Tem o ser humano como valor e preocupação central.
- Caminha em direção à construção de igualdade de oportunidade para todos
- Reconhece a diversidade pessoal e cultural.
- Desenvolve o verdadeiro conhecimento acima do imposto como verdade absoluta.
- Baseia-se na liberdade de idéias e crenças.
- Rechaça todo tipo de violência (física, econômica, psicológica, moral, racial, religiosa) e todo tipo de discriminação.

PROPOSTA DE TRABALHO

A partir desta mesa, propomos que todos os educadores reflitam acerca de sua prática pedagógica cotidiana, buscando maneiras de reconhecer se aplicam os princípios da não-violência acima citados, se gostariam de aplicá-los e de que forma poderiam fazê-lo. A idéia é realizar um trabalho profundo de auto-conhecimento e de observação da própria prática e implementar em sala de aula atividades que busquem gerar salas de aula mais diversas, menos impositivas e não-discriminadoras.
Estando conscientes de que vivemos em uma sociedade violenta e de nossa missão como educadores de não reproduzir o sistema indigno do ser humano em que atuamos, sabemos que todos somos violentos e que a construção verdadeira de uma metodologia de não-violência passa pela proposição constante de novas formas de ver e planejar a sala de aula.
Por isso propomos:
- Entrar em contato com educadores em todo Brasil que desejem analisar sua prática em sala de aula pela ótica da não-violência e implementar atividades diferenciadas baseadas nos princípios citados acima.
- Gerar um banco de dados com experiências, planos de aula, trabalhos pessoais de auto-conhecimento e sugestões de atividades para implementação dos experimentos não-violentos.
- Criar uma lista de discussão permanente em que os educadores possam compartilhar os erros, acertos e aprendizagens provenientes de suas experiências com o tema em sala de aula.
- Reunir todos os que possam estar presentes no III Fórum Humanista Brasileiro em Curitiba nos dias 23, 24 e 25 de Agosto.

PAZ, FORÇA E ALEGRIA A TODOS!

O que é uma mesa temática?
















3º Fórum Humanista Brasileiro
Formação das Mesas Temáticas


O que são?

São mesas de trabalho formadas por indívduos ou membros de organizações, que se reunem em função de um tema escolhido. As mesas trabalham em 3 tempos; antes,durante e depois do Fórum.

Antes podem ser gerados encontros, reuniões, debates, intercâmbio de materiais, organização de encontros preparatórios, pré Fóruns tematicos ou qualquer outra inciativa que o grupo decida promover. Essas experiências são de grande utilidade tanto para os indivíduos como para o grupo, pois já existe um entrosamento e o amadurecimento do assunto.

Durante o Fórum, esse grupos préviamente organizados recebem a grande diversidade de pessoas que se somam durante o evento,podendo compartilhar o trabalho que já foi realizado, mas com muita abertura para que os novos que cheguem se integrem igualmente.

Depois do Fórum vem o segmento das atividades, ou seja,tudo o que foi debatido, aprendido, ressaltado nos dias de intercâmbio podem se transformar em ações, através das mesas organizadas que decidem continuar trabalhando até o Fórum seguinte.

Quais os temas que podem ser propostos?

Qualquer tema pode ser proposto, desde que não seja violento, nem discriminador. As mesas costumam seguir o eixo central do Fórum, que nesse ano será "Pela Construção da Não-Violência Ativa"

Já existem mesas formadas?

Sim, existem mesas que trabalham de forma continuada após os fóruns anteriores, nesse caso é só consultar no site e ver se o tema de interesse já está proposto, caso contrário, pode-se formar uma nova mesa.

O que é necessário para formar uma nova mesa?

As mesas são formadas a partir de pelo menos 3 pessoas, sendo necessário pelo menos 1 responsável por mesa. Podem ser compostas por participantes individuais ou ligados a organizações. O objetivo desse formato é propiciar o intercâmbio de experiências e o surgimento de uma proposta de ação comum entre todos.

Qual a relação entre as mesas e a organização do Fórum?


As mesas tem autonomia para construir o seu formato e método de trabalho. A organização do Fórum sugere que cada mesa comece a trabalhar previamente à data do fórum, sendo necessário como primeiro passo, o envio da proposta por escrito constando uma breve explicação do tema escolhido para divulgação.As mesas devem organizar seus próprios circuitos de comunicação, enviando semanalmente um resumo à lista do Fórum para que todos possam acompanhar os avanços das mesmas.

Todas as mesas são abertas e de livre participação, não sendo necessário nenhum pré requisito para a participação nas mesmas.

Como as mesas serão divulgadas?


Cada mesa fará sua divulgação levando em conta o slogan, a proposta e os objetivos do III FHB. Neste caso algumas mesas poderão compartilhar os materiais de interesse. Além disso, faremos uma divulgação massiva desde a equipe promotora contemplado todas as mesas de trabalho, através de cartazes, panfletos e site.

APRESENTAÇÃO FINAL


Após o trabalho desenvolvido no Fórum Brasileiro cada mesa terá um tempo determinado para apresentar suas conclusões finais e não poderão passar do tempo fixado pela equipe promotora. Desejamos que estas apresentações se façam em power-point ou em vídeo curto.Todas as conclusões serão arquivadas no site do FHB.

PROPOSTA


O FHB produzirá um documento conjunto a partir das conclusões das mesas temáticas, detectando os reais conflitos e dando um amplo contexto sobre a raiz dos problemas. A partir deste contexto e intercâmbio se elaborará respostas de ações não - violentas em cada área. Estas respostas poderão surgir com diferentes pontos de vista na sua implementação.


Equipe promotora
FHB 2008- Curitiba